Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

450 anos não temos o que comemorar




No mês que vem a cidade de Guarulhos completa 450 anos mas não temos nada pra comemorar,na madrugada dessa sexta-feira a Casa Saraceni foi demolida.
No final do século XIX José Saraceni imigra da Itália junto como muitos outros conterrâneos, o destino escolhido por Saraceni: o Brasil.
Saraceni se instala em São Paulo, um de seus primeiros trabalhos consistia na fabricação de artigos de couro, consta que sua primeira fabriqueta localizava-se a Avenida Tiradentes, em São Paulo, ao lado do batalhão Tobias de Aguiar.
Em fins da década de 1910 Saraceni adquiri da Família Ferreira Endres, uma chácara à beira do caminho entre a Penha e Guarulhos e a bela casa em estilo art nouveau, com pretensão de transferir suas atividades para esse belo local. Instala-se então uma das primeiras famílias fábris de Guarulhos.
Saraceni instala a fábrica de polainas, sandálias e artigos de couro, que se constituiu como pioneira no Município. Inicialmente funcionando no porão, passaria a um prédio próprio dentro da própria chácara, ao longo tempo constroem-se novas edificações, casas de operários e até mesmo uma escola para os filhos dos trabalhadores da fábrica.
As vilas operárias baseavam-se em uma proposta de integração da organização à sociedade e que resultou em estreitamento das relações sociais estabelecidos no início do processo de industrialização do Brasil – final do século XIX e princípio do século XX – ocorreu através da criação das Vilas Operárias, aglomerados urbanos que se compunham basicamente das famílias dos operários e que se situavam no entorno das empresas.

Artigos Relacionados

2 comentários:

Elmi Omar disse...

Infelizmente na madrugada de 05/11/2010, esse patrimônio histórico foi demolido em Guarulhos. Entraram para história as pessoas que participaram desse processo de "destombamento". A materialidade da memória ficou em ruínas, mas a memória e história não se destroi. No ano que Guarulhos comemora os seus "450 anos" esse é o presente que ganhamos... quero lamentar.

6 de novembro de 2010 às 18:12
cotidianoguarulhense disse...

450 anos de história, e acabam de demolir um prédio centenário. Vamos comemorar a força que tem algumas famílias nessa cidade. Parabéns, família Veronezzi pela influência que vocês têm com os representantes da nossa cidade.
No aniversário de Guarulhos não há o que se comemorar!!!!
Nossa história está indo para o chão!!

10 de novembro de 2010 às 05:46